quinta-feira, 30 de outubro de 2008






CURIOSIDADES...


· No dia anterior, o grupo de moradores corta e monta no antigo porto, às margens do rio, o que seria a representação do quilombo (o mocambo) com bambus em forma de teto, cenário da embaixada final.

· Os lambe-sujos saem pedindo contribuições na feira para os ingredientes da tradicional feijoada, no sábado, um dia antes da manifestação. É oferecida ao meio-dia do domingo na casa do Rei dos lambe-sujos e líder do grupo, seu Zé Rolinha


· Um dado curioso é a adoção por parte dos brincantes de chupetas infantis, óculos escuros e os tênis como componentes da indumentária. Seria uma estilização das vestes, posto que a todos a cor negra dos corpos chama atenção pelo brilho singular, e a composição com outros acessórios agrada aos brincantes.

· Algumas músicas cantadas durante o folguedo são cantadas por grupos folclóricos como o São Gonçalo, as músicas Mãe Suzana e Adeus parente. Ainda não se sabe se por conta do gosto pessoal dos componentes de um grupo ou de outro, nem de que grupo originariamente a música é.

· No Mocambo se ouve a música número um, aparentemente, a que mais agrada aos participantes e ao público. Essa que seria o grito de guerra dos lambe-sujo.

“Samba nego - branco não vem cá
Se vier – pau vai leva.
Samba nego - branco não vem cáa
Se vier – pau vai leva “

Ainda não é claro como a brincadeira veio para o município de Laranjeiras. Junto a dados oficiais, coloca-se como método a apreensão, através de entrevistas e observação direta dos eventos, da História Oral dessas pessoas e do fenômeno em si. Para os entrevistados é motivo de orgulho, quando eles deixam seus afazeres do dia-dia e se tornam reis, como no caso da principal fonte entrevistada, seu Zé Rolinha.

Nenhum comentário: